Confira a entrevista exclusiva com o vice-líder do Jaguar I-PACE eTrophy sobre a luta do time brasileiro no campeonato
Foram só duas etapas, mas o mundo já começa a ficar de olho no talento brasileiro despontando no primeiro campeonato do planeta a usar carros totalmente elétricos, o Jaguar I-PACE eTrophy. Depois de dois pódios (um segundo lugar na Arábia Saudita e um terceiro no México), o piloto Sergio Jimenez ocupa a vice-liderança no campeonato, apenas com um ponto de desvantagem para a ponta da tabela.
Antes de embarcar na próxima semana para Hong Kong, onde fará a terceira corrida do campeonato pelo Jaguar Brazil Racing (que também tem o pentacampeão da Stock Car, Cacá Bueno), Jimenez falou com exclusividade ao iCarros sobre seus planos de se tornar o primeiro campeão mundial de uma categoria de turismo com carros elétricos.
1- Qual a importância de fazer parte do Jaguar I-PACE eTrophy? O que essa categoria traz de diferente para o automobilismo?
Estar dentro do Jaguar I-PACE eTrophy me traz a sensação de estar fazendo parte da nova história do automobilismo. É um capítulo diferente no esporte a motor e tenho certeza que será de extrema importância não só para as competições, mas também para o desenvolvimento da indústria automobilística. Após anos pilotando regularmente na Stock Car e em diversas categorias de turismo pelo mundo, é um grande desafio participar do Jaguar I-PACE eTROPHY, principalmente porque ele é um campeonato inovador, afinal, o carro é 100% elétrico.
2 - Como você mesmo disse, já pilotou em várias categorias de turismo pelo mundo. Além da diferença no motor, que outras características diferenciam o carro do Jaguar I-PACE eTrophy em relação ao carro da Stock Car e de outros campeonatos tradicionais com carros de turismo?
O nosso carro possui muito torque, ou seja, assim que eu piso no pedal do acelerador, o arranque é imediato, conseguindo um 0 a 100 km/h impressionante. Depois, a velocidade é crescente e o Jaguar I-PACE tem uma tocada bem dinâmica, mas obviamente é um outro estilo de pilotagem em comparação com o Stock Car.
3- Como são os pneus dos carros do Jaguar I-Pace eTrophy? Eles possuem alguma particularidade?
A categoria desafia os pilotos a poupar os pneus o tempo todo, já que somente é permitido um jogo de pneus por etapa, algo bem diferente da Stock Car, por exemplo. Nós fazemos o treino livre, o classificatório e a corrida com os mesmos compostos. Os pneus que usamos são duros e sulcados, bem diferentes dos da Stock Car, e lembram os que eram usados na Fórmula 1 no final dos anos 90 até 2008.
4- Como tem sido sua relação com o Cacá Bueno e com os outros integrantes da equipe Jaguar Brazil Racing?
O Cacá é um grande piloto e com certeza acrescenta bastante ao nosso time na análise de dados e troca de informações. Eu fiquei bastante feliz por ter sido convidado para fazer parte do time Jaguar Brazil Racing, principalmente por poder representar o meu país, além de levar a ZEG Energia Renovável e iCarros para dentro desse grande desafio. As pessoas que estão em volta do nosso trabalho ali nos boxes são grandes campeões.
5- O campeonato está bastante embolado após duas etapas: Arábia Saudita e México. Você está apenas um ponto atrás do líder, então quais são os seus objetivos para as próxima etapas?
Até agora foram duas corridas e eu consegui subir no pódio nas duas provas com o time Jaguar Brazil Racing: fui segundo na Arábia Saudita e terceiro no México. As duas próximas etapas do Jaguar I-PACE eTrophy serão realizadas na Ásia e é justamente de lá que pretendo sair com a liderança do campeonato para seguir lutando pelo título. A próxima corrida será em Hong Kong no dia 10 de março e duas semanas depois a prova será em Sanya, na China. Todas as nossas provas são realizadas dentro do mesmo evento da Fórmula E, o que engrandece ainda mais o crescimento da categoria.