top of page
  • sandrarosafotografa - Della Rosa, Manchete

Entrevista com Sergio Jimenez um dos maiores talentos do automobilismo


Aproveitamos para entrevistar o Simpático e talentoso piloto atual da Stock Car , pela Squadra G- force , enquanto a próxima etapa começa só em agosto com a corrida do milhão , Sérgio Jimenez é um dos maiores talentos revelados pelo automobilismo brasileiro nos últimos anos. Recordista de títulos no kart, onde começou em 1994, com apenas 10 anos, foi o 1º campeão da Fórmula Renault Brasil em 2002, no seu primeiro ano em carros de fórmula.

Na Europa, brilhou na F3 Espanhola e teve participações de destaque na GP2 Series (principal acesso à Fórmula 1) e na A1GP (Copa do Mundo do Automobilismo) defendendo o Brasil em todo o mundo.

Em 2009, estreou em carros de turismo, na metade da temporada da Stock Car Light, com pole, volta mais rápida e vitória, o que lhe rendeu o Troféu Destaque do Ano.

No ano de 2010, participou da Copa Chevrolet Montana, conquistando 2 poles e 1 vitória. Convidado pela Lamborghini, disputou as etapas do Brasil e da Argentina do FIA GT1 World Championship (Campeonato Mundial de Gran Turismo).

Em 2011, atuou no Itaipava GT Brasil, vencendo 3 das 4 corridas que disputou. Participou também, do Brasileiro de Marcas e da Copa Caixa Stock Car.

Conquistou o Troféu Cascavel de Ouro no Campeonato Brasileiro de GT Brasil, em 2012, pilotando uma Mercedes-Benz SLS GT3 AMG, ficando em 3º lugar com 5 vitórias.

No ano de 2013, atuou como piloto contratado pela equipe Voxx Racing para a temporada da Stock Car (Circuito Nova Schin) e como piloto convidado para compor a equipe BMW Sports Trophy Team Brazil, para participar do campeonato mundial de turismo, FIA GT Series, com a BMW E89 Z4. Na Stock Car foi eleito piloto Revelação em seu ano de estreia, com uma pole e um pódio.

Renovou contrato em 2014, pelo segundo ano consecutivo como piloto das equipes Voxx Racing na Stock Car e BMW Sports Trophy Team Brasil (que nesta temporada tem o patrocínio do Banco do Brasil) no Blancpain Sprint Series (campeonato mundial de turismo), tendo como parceiro o piloto Cacá Bueno.Contratado em 2015 pela equipe C2 Team para disputar o Circuito Nova Schin Stock Car 2015 e contrato renovado com a equipe BMW Sports Trophy Team Brazil, para participar do Blancpain GT Series.

Em 2016, por conta de sua atuação durante 3 temporadas defendendo o BMW Team Brazil, foi contratado para disputar o Blancpain GT Series, pela equipe oficial da Audi, WRT Team, uma das melhores equipes da Europa. No Brasil participou da Stock Car, contratado pela equipe Cavaleiro Racing Sports. e disputou o Campeonato Sul-Americano da Porsche GT3 Cup Challenge, onde venceu a etapa dos “500km de Interlagos” , conquistando o vice campeonato.

Em 2017, continuando seu trabalho na Stock Car, foi contratado pela equipe Hot Car Competições, patrocinado pela Bardhal e competiu também pela Porsche Império GT3 Cup Endurance Series, onde conquistou duas poles e foi campeão nos “300km de Goiânia”.

Para 2018, segue na Stock Car, contratado pela mais nova equipe da temporada, a Squadra GForce, onde atuará também como gestor.

Paralelo a carreira de piloto, fomenta a base do automobilismo como Presidente do Super Kart Brasil (SKB), maior campeonato de kart do pais, criado por ele e mais seis kartistas de renome nacional. Também é Presidente da Associação RACING, entidade sem fins lucrativos, criada para promover projetos de incentivo ao Kart nacional .

Conquistas

Campeão com Pole “300km de Goiânia” e Pole “500km Interlagos”/ Porsche Império GT3 Cup Endurance Series 2017

Vice Campeão/ Campeonato Sul-Americano da Porsche Cup Challenge 2016

Campeão “500km de Interlagos” Porsche GT3 Cup Endurance Series 2016

Circuito Nova Schin Stock Car 2015/ 1 vitória e 2 pódios

Blancpain GT Series 2015/ 4º colocado

Circuito Nova Schin Stock Car 2014/ 7º colocado com 1 vitória e 2 pódios

Blancpain Sprint Series 2014/ 6º colocado com 4 pódios

Piloto Revelação Stock Car 2013

Circuito Nova Schin Stock Car 2013/ 9º colocado com 1 pole e um 2º lugar

FIA GT Series 2013/ equipe BMW Sports Trophy Team Brazil/ primeira participação do time com 3º lugar na classificação geral

GT3 Brasil 2012/ 3º colocado (Mercedes -Benz SLS AMG/ equipe AMattheis)/ 4 vitórias, 5 segundos e 2 terceiros/ 14 corridas

Campeão do Troféu Cascavel de Ouro GT3 2012

Vice Campeão Super Kart Brasil 8/ 2012

GT3 Brasil 2011/ 3 vitórias e um 2º lugar em 4 corridas

Copa Caixa Stock Car/ Itaipava GT Brasil/ Brasileiro de Marcas/ 2011

Campeão Super Kart Brasil 3/ 2011

Stock Car Brasil 2010/ Copa Chevrolet Montana com 2 poles e 1 vitória.

GT3 Brasil/ FIA GT1 World Championship (Corvette Z06 e Lamborghini Murciélago 670 R-SV) 2009

Copa Vicar 2009 (Stock Light)/ vencedor da 5ª etapa com pole e melhor volta em sua primeira participação em carros de turismo

Vice Campeão da tradicional “Les Six Heures de Monte Carlo” 13º Mônaco Kart Cup 2009

A1GP, temporada 2007/2008, escolhido para representar o Brasil, em 5 participações pontuou na 2ª prova e subiu ao pódio na 3ª

GP2 Series 2007, em 3 etapas, pontuou na 2ª prova

Campeonato Espanhol F3 2006/ 5º colocado com 1 vitória, 3 poles e 6 pódios

Campeão da Selección Repsol F3 2005

Primeiro Campeão Brasileiro da F.Renault 2002

Campeão Pan-Americano de Kart 2002

Pole-position no Campeonato Mundial de Kart 2000/ Portugal

Campeão Norte-Americano de Kart 1999

Campeão das 500 milhas de Kart da Granja Viana 1999

Tricampeão da Copa Brasil de Kart

Hexacampeão Brasileiro de Kart/ Recordista de títulos

Eneacampeão Paulista de Kart (9x)

Tetracampeão do prêmio Capacete de Ouro

Entrevista Com o Piloto Sergio Jimenez

Como você se define :

Jimenez: Difícil essa pergunta hehe. Sou uma pessoa sincera ,que não mede esforços para chegar aonde quer,tento ser o mais correto possível dentro do mundão que vivemos e se colocar na pele do outro para tentar ser o mais justo possível.

Como você começou a se interessar por automobilismo :

Jimenez: Quando eu era criança, meu pai ,Tio e avô sempre gostaram de carros e tiveram carros, iam assistir Formula 1. Quando eu tinha 10 ano 1994, foi inaugurado o Kartódromo de Itu, e fui assistir. A partir dai , conhecemos uma equipe, meu pai comprou um kart e nunca mais parei !

Qual piloto você considera o melhor de todos os tempos na Fórmula 1:

Jimenez: E difícil essa comparação ,pois são épocas e tempos diferentes. Os carroço formato da competição mudou muito. Eu admiro aqueles que vi correr, como o Piquet ,Senna , Schumacher e atualmente Alonso.

Qual a sua expectativa para a temporada 2018 da Stock Car :

Jimenez: E mais um desafio na minha carreira. Participei de 3 equipes na qual ajudei a sair praticamente do zero e montar um time , procedimentos,como funcionar na pista, como evitar erros. Agora mais uma vez estou fazendo isso na Squadra GForce. Não é fácil hoje correr na Stock car, ela esta com o melhor grid da historia dela e fazer parte disso e muito legal. Nosso objetivo e fazer o melhor possível e alcançar um Podium esse ano e porque não uma vitoria para 2019 brigar de igual para igual com as grandes equipes.

Você foi dos maiores kartistas do mundo fez parte de uma geração de ouro do kart o que te lembra desta época que mais te marcou :

Jimenez: Foi uma época muito boa. Andei com mais da metade do Grid da Formula 1 atual, e muitos outros que passaram nesses últimos anos. Alem de varias outros pilotos que estão espalhados em varias categorias mundo a fora. Foi uma das gerações mais fortes que já existiu no automobilismo, e eu me destacar nesse meio, é muito satisfatório olhando pra trás. Na época, só tinha esse compromisso em sentar e acelerar, época muito boa!

Quais as principais diferenças em relação aos ajustes do Audi R8 do Mundial de GT e o Stock Car?

Jimenez: Na verdade lá o carro é um pouco diferente, é um carro feito pela montadora, então ele é realmente a base de um R8 de rua, motor também, câmbio. O Stock Car já é mais como se fosse um protótipo. Temos um desenvolvimento lá também, porque andamos com ABS, controle de tração, tem muita eletrônica envolvida, já o Stock é mais brutão, não tem nada disso, realmente um protótipo, diferença um pouco de guiada. O carro lá se mantém muito mais, o Stock tem uma degradação durante a corrida muito maior do que de um GT, devido a todas as ajudas eletrônicas, então você tem mudar um pouco o estilo, tem que aprender; parece que não, mas aprender a guiar com controle de tração, ABS, pra você exatamente tirar o máximo dele, tirar o máximo daquilo. E não só é uma ajuda a eletrônica, mas você tem que aproveita-la, saber usar, saber frear com o ABS, pra ele não te prejudicar, saber usar o controle de tração, então é uma coisa interessante e diferente.

Como foi pra você participar do Campeonato Mundial de Gran Turismo por uma equipe grande como a Audi?

Jimenez: Foi super legal, fiquei bastante motivado. Nós já tínhamos feito 3 anos lá com o BMW Team Brasil, que foi uma experiência sensacional; e podendo fazer depois um ano numa das melhores equipes do mundo, defendendo uma marca tão forte como a Audi, foi um prazer imenso. Muito bacana também que corri com o Rodrigo, piloto que eu faço coach, então a gente vem evoluindo; uma forma de aprendizado pra ele, então fiquei bastante contente.

Qual teu ponto de vista em relação a atual situação do Brasil :

Jimenez: Vivemos em uma turbulência enorme. Nossa geração vive um momento complicado,Brasil parece que nunca ia mudar, e tivemos esse “chacoalhar” com a Lava Jato e tudo que esta acontecendo. Espero que possamos conseguir melhorar a gestão do pais, pois temos um povo trabalhador, mas ao mesmo tempo, que não esta muito ai para o que acontece, por isso a demora de conseguirmos mudar. Fora que uma transformação em um pais demora 20 anos, praticamente uma geração. Espero poder viver em um “novo pais” mais justo e que se invista no que tem que se investir, que foque seus esforços e o TRILHÃO de reais que recolhe de imposto na coisa certa.

Qual foi teu projeto mais ousado digamos :

Jimenez: Querer abraçar o mundo haha. Vamos vivendo e aprendendo e a paciência é uma das maiores virtude que vamos aprendendo durante a vida, pelo menos pra mim.

Para você ser desafiado é :

Jimenez: Dizer que nao é possivel fazer.

Qual foi o maior obstáculo que superou :

Jimenez: Tenho alguns varias que estou enfrentando na vida, com a família em geral. Viver no Brasil e ter negocio não é fácil, então cada dia que passamos conseguindo manter tudo em dia e vencer o dia pagando todos boletos, pode se considerar uma vitoria!

Se pudesse começar de novo a carreira o que faria de diferente :

Jimenez: Difícil falar. É fácil olhar pra trás hoje e apontar os erros. Mas me faltou um mentor melhor para me ajudar a orientar para onde caminhar e o que fazer pois com 16,18,20 anos ainda não temos essa maturidade. Faltou um “eu”como sou hoje, ao meu lado para me orientar e me encaminhar e enxergar e me explicar o porque seria melhor ir por ali do que por aqui.

Qual foi o trabalho mais chato e o trabalho mais emocionante que você já teve :

Jimenez: Trabalho chato e fazer aquilo que não queremos, mas temos que seguir em frente fazendo,então transformo o chato em desafio para conseguir superar, pois se eu levar como chato, acabamos não fazendo ou fazendo de qualquer jeito e é uma coisa que não gosto de fazer e mais ou menos as coisas. O melhor é minha carreira e pilotar.

Decepciono-me com facilidade:

Jimenez: Hoje em dia com as pessoas em geral. Difícil achar alguém que cumpre com o que combina! O que deveria ser uma coisa normal, hoje é anormal.

De que você tem medo ou cautela digamos :

Jimenez: Do ser Humano.

Cite algumas coisas que você gosta de fazer em seu momento de lazer :

Jimenez: Meu lazer é meu trabalho em geral. Gosto do que faço tanto as corridas como o trabalho com a minha família. Em casa gosto de jogar vídeo game, assistir Netflix, ler livros!

Se você pudesse voltar no tempo e fazer as coisas de novo, o que você mudaria :

Jimenez: Como falei acima, facil olhar pra trás e apontar o que erramos. Porem no momento talvez era realmente a melhor opção.

Quais foram algumas de suas férias mais inesquecíveis :

Jimenez: Não me lembro nenhuma que me marcou. Sempre estive competindo.

Como você descreve sua personalidade :

Jimenez: Determinado.

Por quais aspectos de sua vida você se sente mais agradecido :

Jimenez: Por nunca ter passado necessidades e sempre ter uma casa pra morar, comida, e basicamente fazer o que eu quiser (dentro de um limite)

Se amanhã pudesse se levantar desfrutando de uma habilidade ou qualidade nova, qual seria :

Jimenez: Ler mente das pessoas. Kkkk

Qual é a maior conquista que conseguiu em sua vida :

Jimenez: Ainda esta por vir!

O que mais valoriza em um amigo :

Jimenez: Sinceridade e Lealdade.

Qual é sua lembrança mais valiosa :

Jimenez: Algumas vitorias que obtive na carreira de piloto e da vida!

Qual é sua lembrança mais dolorosa :

Jimenez: Algumas escolhas e maneiras que me portei em algumas situações.

Seu momento mais brilhante :

Jimenez: Ainda vai chegar!

Sua maior qualidade :

Jimenez: Determinado

Quem te inspira :

Jimenez: Tento tirar a melhor qualidade das pessoas que conheço e aprender com meus erros e erros dos outros para não comete-los mais.

O trabalho mais memorável de sua vida :

Jimenez: Também ainda vai chegar.

Melhor conselho que já deu :

Jimenez: Parar de mimi e ir pra cima kkkk

Se você pudesse viver em qualquer lugar do mundo, onde seria :

Jimenez: Cada hora e tempo ficar em um lugar. Na onde eu quiser na hora que eu quiser.

“Conte-me sobre um momento onde você teve que dizer o que pensava para que seus colegas soubessem o que estava sentindo ou pensando.”

Jimenez: Faço isso bastante, não fico guardando muito as coisas. O que tem que ser dito é falado.

“Todos temos pessoas que não odiamos, mas não gostamos. Por que você não gostou de algum colega anterior e como você lidou com ele/ela ”

Jimenez: Falsidade, passar a perna, dizer que vai fazer e não fazer, esse tipo de coisa.

“Houve alguma vez em que você teve que concordar com uma decisão contra sua vontade? Por que você concordou?”

Jimenez: Tempo inteiro temos que viver com isso, faz parte da boa harmonia e de conseguir o que queremos as vezes.

O que faz você rir:

Jimenez: Estar entre pessoas e tirar sarro dos outros(moderado)

Como você se diverte : Imagino que pilotando estou certa ?

Jimenez: Pilotando e tendo sucesso em uma estratégia que pensei la atras, apliquei e funcionou!

Diga dois hábitos que você acha que são bons para você :

Jimenez: Acordar cedo, malhar, tentar fazer o melhor todo dia!

Fale sobre uma “batalha” interna que você enfrenta diariamente :

Jimenez: Paciência, paciência, paciência.

O que o deixa bravo :

Jimenez: Não cumprir o que combina e não conseguir resolver problemas que gerais rápido.

Por qual aspecto do seu trabalho você é apaixonado :

Jimenez: Desafio!

Como você poderia trazer mais equilíbrio para sua vida :

Jimenez: Tento sempre manter equilibrada. Sempre me cobro isso para não estar fazendo mais uma coisa do que deveria.

Em um dia comum, você se considera uma pessoa com alto ou baixo nível de energia :

Jimenez: Alto!

Em um dia comum, o seu foco está em tarefas e resultados ou em pessoas e emoções :

Jimenez: Tarefa e Resultado!

Um livro para ler antes de dormir :

Jimenez: Leio varias, agora estou lendo a historia do Richard Branson.

Você coleciona algo?

Jimenez: Cartões de hotéis que passei pelo mundo.

Qual a sua estação do ano favorita?

Jimenez: Outono!

Qual sua comida favorita?

Jimenez: Arroz ,Feijão , bife ovo, Parmigiana

Seu amor a carros começou quando menino ainda?

Jimenez: Sim,desde pequeno gosto muito!

Automobilismo sempre fará parte de sua vida?

Jimenez: Não vai ter jeito, cresci nele e provavelmente sempre estarei envolvido de alguma maneira.

Já pegou projetos quase impossíveis de se realizar mas sua paixão pelo que faz superou estes obstáculos?

Jimenez: Já peguei varias, e estou em varias deles hoje kkkkk

Qual foi teu maior desafio até hoje como piloto :

Jimenez: Se tornar profissional e receber um salário por isso!

Qual maior responsável pelo desempenho do carro :

Jimenez: A equipe no geral. É conjunto de coisas, não é só uma pessoa. Envolve desde a montagem do carro, ate o aperto final de parafuso,estrategia,acertar o carro, sorte, são muitas coisas!

Há outro fator que exige do piloto preparo físico e emocional importante como você faz para se manter saudável fisicamente e emocionalmente :

Jimenez: Treino 3 a 4 x por semana para manter em dia o preparo físico!

Como se sentiu aqui no Sul em especial em Santa Cruz do Sul com a a massa polar forte durante a etapa lá da stock Car :

Jimenez: Senti muito frio.

As belezas da região sul em especial a serra catarinense, você não conhece ainda mas sente vontade de conhecer pessoalmente em especial a Serra do Rio do Rastro , o que sente quando vê imagens desta estrada maravilhosa que temos aqui no sul na serra catarinense :

Jimenez: Um dia vou conhecer! Breve!

Agradecimento especial ao piloto Sérgio Jimenez por disponibilizar um pouco do seu tempo para essa pequena entrevista. Nós do São Joaquim On Line em especial a coluna Dellarosa , estamos na torcida por você, na Stock Car e aguardamos sua vinda a Serra Catarinense …

https://saojoaquimonline.com.br/della-rosa/2018/06/20/entrevista-com-sergio-jimenez-um-dos-maiores-talentos-do-automobilismo/


82 visualizações0 comentário
bottom of page